Estivemos na 3ª edição do uaiPod 2018!

Estivemos na 3ª edição do uaiPod 2018!

Dia 28 de abril aconteceu a 3ª edição do uaiPod – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte/MG. Estávamos presentes pela primeira vez e foi excelente. Quer saber como foi a experiência? Acompanhe nosso post para conhecer o evento e entenda mais sobre a mídia podcast.

Qual a finalidade do uaiPod?

O Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters tem o objetivo de divulgar o trabalho de variados produtores de conteúdo para podcasts, acolher seus ouvintes e, quem sabe, despertar o interesse dos apreciadores em criar o seu próprio conteúdo, não é mesmo?

E o evento vai muito além disso. Ainda que estimule o networking, o uaiPod apresenta ao público discussões importantes das quais intercalam questões atuais com um conteúdo educativo baseado em novas técnicas para otimizar o desenvolvimento de podcasts.

uaiPod 2018

Neste ano, os debates mesclaram questões técnicas, comerciais e sociais em torno da podosfera. Começou com “A importância da edição para o podcast”, mediada pela Priscila Armani, jornalista e podcaster do Podcast O Que Assistir, abordando tanto a relevância dos conteúdos minimalistas como as edições super rebuscadas e cheias de detalhe.

Depois, Carolina Cruz participou da mesa “Diversidade na podosfera”, com a mediação realizada pela Karin Voll, geóloga e podcaster do X-Poilers, da qual abrangeu a presença da comunidade feminina e LGBTQ+ nos inúmeros podcasts. Além das campanhas relacionadas às mulheres na podosfera.

Já Fábio Franzoni, fez parte da discussão mediada por Ana Elisa Freitas, programadora e podcaster do Podprogramar, sobre “Financiamento Coletivo: uma solução para o podcast?”, discutindo as vantagens, desafios e a função dos colaboradores, tanto no financiamento coletivo pontual como no financiamento recorrente.

No momento dos jabás, Fábio apresentou a nova plataforma do Ouvindo Podcast 2.0.0, explicando as funcionalidades das quais já estão disponíveis para o acesso dos usuários. Além disso, também inaugurou a pesquisa que mostra a tendência de ouvintes e podcasters em 2018.

Como o encontro começou?

A primeira edição do uaiPod aconteceu em 2016, na Câmara Municipal de Belo Horizonte/MG. O objetivo era criar uma conversa entre produtores de conteúdo, dos quais cada um apresentasse o propósito do seu podcast. Desse modo, todos puderam compreender o trabalho de outros produtores.

Em 2017, a segunda edição colocou em pauta a interação e a utilização do entretenimento como ferramenta de reflexão. Os debates tiveram como temas “Um podcast de entretenimento pode cumprir outras funções sociais?” e “Como o podcast pode promover uma revolução cultural?”

Entenda o que é Podcast

Podcast é uma espécie de rádio com um conteúdo do qual segue uma demanda e o ouvinte pode dar o play quando desejar. Essa mídia transmite informações pertinentes à educação, entretenimento, atualidades e qualquer outro assunto que o produtor queira compartilhar com seu público.

Antigamente, a única maneira de acessar o conteúdo era por meio do próprio site do podcast. O usuário poderia baixar o arquivo ou ouvir online. Apesar de muitos ainda acessarem dessa maneira, era uma forma muito complicada para algumas pessoas. Levando em consideração que algumas empresas bloqueiam determinados conteúdos até hoje, não é mesmo?

Nos dias de hoje, existem diversos agregadores de podcasts simplificando o alcance de inúmeros tipos de programas em um só lugar. E isso só foi possível graças ao Adam Curry. Em 2004, elaborou uma forma automática para esse conteúdo chegar até os ouvintes: os agregadores de podcast. Afinal, são poucos os que utilizam apenas o computador para ouvir músicas ou podcasts.

O primeiro podcast brasileiro surgiu em 21 de outubro de 2004, com a estreia do “Digital Minds”, de Danilo Medeiros. No geral, os episódios tratavam sobre tecnologia. Por conta dessa data ser especial, foi criado no mesmo dia o Dia do Podcast. O objetivo é homenagear a todos os produtores de conteúdo dessa mídia que, muitas vezes, levam as gravações e edições como hobbies quase profissionais.

O que você achou desse post sobre Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters? Ótimo? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e apresente aos seus amigos! E aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar as novidades. Estamos no Facebook e Twitter!


Participe da nossa pesquisa que ajuda a crescer e conhecer a Podosfera Brasileira, não precisa se identificar e nem fornecer seus dados. É rápido e fácil!
Participe da Pesquisa OP2018

293 total views, 1 views today